Nova Economia e a Liderança Transformadora

Por Claudio Dreyssig

O mundo vem sofrendo uma grande transformação nos últimos anos e o que vemos, de forma bastante intensa, é a tecnologia assumindo um papel determinante na sociedade, modelos de negócio se transformando, o processo de aprendizagem se alterando e a necessidade de uma liderança com um papel fundamentalmente transformador. Abaixo segue uma síntese dos aspectos relacionados a tecnologia, modelos de negócio, aprendizagem/competências e liderança transformadora

 TECNOLOGIA

A tecnologia disruptiva vem mudando a forma como fazemos nossas coisas do dia a dia. Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Internet das Coisas, Robótica, Impressão 3D e Blockchain são alguns exemplos de tecnologias com inovação que estão cada vez mais fazendo parte da nossa vida.

Num passado recente, demorava alguns anos até uma nova tecnologia se difundir e estar ao alcance das pessoas. O telefone celular é um exemplo que levou mais de 20 anos para estar ao alcance da grande maioria da população mundial. Hoje, as inovações que surgem tornam-se acessíveis de forma exponencial: o que levava 20 anos, agora leva de 2 a 4 anos.

MODELOS DE NEGÓCIO

Tudo isso vêm impactando os diversos segmentos de negócios que precisam repensar a forma tradicional de fazer as coisas para um modelo de negócio inovador. Eis aqui um ponto chave chamado “Modelo de Negócios” que gostaria de detalhar mais neste artigo e discorrer sobre o impacto na vida das pessoas. Então vamos lá!

O mundo dos negócios tem se transformado com a tecnologia e a forma de relacionar-se com os clientes também mudou. Os segmentos do agronegócio, mercado financeiro, saúde, varejo e educação estão mudando a forma de executar as atividades para melhor entregar soluções que geram valor agregado aos seus clientes. Estão saindo do modelo tradicional para modelos inovadores que proporcionam maior escalabilidade e satisfação para os consumidores.

Agronegócio:

As palavras de ordem são produtividade, desempenho e sustentabilidade. Com base nisso, as duas principais vertentes tecnológicas são: big data, com a coleta de dados em grande escala e fazendas autônomas.

Mercado Financeiro:

Moedas Digitais e bancos digitais estão ocupando um espaço sem volta.

Saúde:

Nos próximos anos estaremos vivendo o momento de digitalização da saúde, dos processos de atendimento e da coleta de dados das pessoas, que serão sincronizados e confrontados com os dados medidos durante suas atividades diárias. Assim, será criada uma nova camada de informação com a convergência desses dados.

 Varejo:

Realidade virtual é uma grande tendência. No futuro, se você quiser fazer um cruzeiro será possível ir a uma loja de agência de viagens ter essa experiência virtual para depois realizar a compra e ir pessoalmente.

Os chatbots e a inteligência artificial estão assumindo papéis mais operacionais para liberar o ser humano para as atividades que fazem a real diferença no atendimento ao cliente.

Educação:

Há uma carência de habilidades. O futuro da educação será baseado em como trazer soluções para isso de forma simples e mastigada. A primeira tendência será o estudo híbrido, misturando online com presencial. A segunda será o foco no desenvolvimento de projetos específicos: não terá um curso em marketing, mas cursos específicos que farão a diferença prática no dia a dia dos profissionais. Serão cápsulas de conhecimento por meio do nanolearning.

APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIAS

 “Em tempos de mudança, os “aprendedores” vão comandar o novo mundo, enquanto os “sabedores” vão se encontrar perfeitamente equipados para lidar com um mundo que não existe mais”

Cada vez mais a capacidade de aprender fará a diferença num futuro próximo e mais do que isso, aprender a desaprender para aprender novamente. Diante deste cenário, novas competências assumirão uma importância crucial para as pessoas enfrentarem os desafios do mercado de trabalho:

Competências Intrapessoais: autoconhecimento, curiosidade e resiliência serão pontos chave para profissionais e líderes de equipes terem sucesso no mercado de trabalho

Competências Cognitivas: Pensamento analítico, resolução de problemas, criatividade e argumentação farão a diferença num mundo cada vez mais ágil, conectado e incerto.

Competências Interpessoais: Liderança, comunicação, trabalho em equipe/cooperação, resolução de conflitos e empatia são fatores essenciais para fazer impacto de verdade no mercado de trabalho.

Tais competências serão importantes em um contexto em que a tecnologia assume um papel de aliado das pessoas e o fator humano fará a diferença. Cogita-se que um terço das habilidades demandadas em 2020 não são consideradas essenciais hoje e que cerca de 65% dos postos de trabalho em 2030 ainda não existem na atualidade.

Portanto, veremos uma transformação cada vez maior nas relações de trabalho em que haverá uma erosão dos empregos tradicionais, demanda crescente em aprender novas habilidades, novas trilhas de carreira e automatização, especialmente a operacional, de grande parte da força de trabalho.

 LIDERANÇA TRANSFORMADORA

 Cada vez mais os líderes atuais se deparam com um mundo de incertezas em relação à tecnologia, hábitos, mercado e carreira. Além disso, é necessário ter empatia por pessoas nascidas em diferentes épocas (gerações X, Y e Z) e saber que o que realmente engaja os profissionais hoje não são as mesmas coisas que engajavam no passado.

Mais do que nunca, os seguintes aspectos são fundamentais para os líderes fazerem a diferença no mundo empresarial:

  • Estabelecendo a “Visão Positiva de Futuro”

 É o verdadeiro alinhamento de propósitos.

  • Engajando as Pessoas

 As pessoas são motivadas por causas

  • Gerenciando a Visão Positiva de Futuro

 Alinhamento de todas as metas e entregas de sua equipe com relações de confiança que geram autonomia.

Por fim, considerando os aspectos de tecnologia, novos modelos de negócio e competências intrapessoais, cognitivas e interpessoais demandadas, nota-se que as lideranças que possuem a capacidade liderar-se a si mesmo (autoconhecimento), definir e alinhar propósitos (engajamento com equipes) e aprender a aprender em um contexto de mudança exponencial, terão a capacidade muito maior de serem verdadeiramente um agente transformador na Nova Economia.


Notice: compact(): Undefined variable: limits in /home/storage/7/b9/e1/gs2consultoria/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /home/storage/7/b9/e1/gs2consultoria/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: limits in /home/storage/7/b9/e1/gs2consultoria/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /home/storage/7/b9/e1/gs2consultoria/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853

Uma resposta para “Nova Economia e a Liderança Transformadora”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *